domingo, 10 de fevereiro de 2013

#9 Bridget Jones e o iceberg

Pulei da cama na quinta-feira às oito da manhã, tomei um leite quente com chocolate, comi uma torrada e corri para o ponto de ônibus. A primeira começava 9h e eu perdi o ônibus de 08h47. A sorte é que descobri um ponto de ônibus ao lado do Nodus Building, o prédio de cinema e artes, então consegui não me atrasar tanto para a primeira aula de Experimental and Avantgarde Cinema.

A professora passou alguns vídeos de dois cineastas experimentais alemães e nos mostrou um site onde temos acesso às novidades do cinema experimental.

A aula terminou às 11h e a minha próxima era só às 16h. Voltei pra casa, resolvi fazer um almoço rápido (miojo - ainda não estava confiante para testar minhas habilidades culinárias) com os nuggets de peixe que tinha comprado. Comida que eu estava acostumada a fazer, o que podia ser mais fácil que isso?


Toda confiante na cozinha.
Enquanto fervia a água do miojo, bebia um café do Starbucks que tinha comprado na universidade, me sentindo confiante e à vontade na cozinha. Até deixar o café pingar na minha blusa de lã branca.

Miojo pronto, vamos fazer os tais fish fingers. Hum, eu não tinha bandeja de forno. Mas lembro que quando estava no Canadá, minha amiga Clarissa fazia os bichinhos na frigideira, só com um pouquinho de manteiga. Voilà, ia fazer o mesmo. Vira aqui, vira ali, até ficarem douradinhos. Mordi um pra ver como estava - congelado, ainda. Só então lembrei que primeiro, Clarissa descongelava os nuggets no micro-ondas para depois leva-los à frigideira. Ok, vamos fazer na ordem inversa.

O prato que eu usara pra colocar os nuggets não cabia no micro-ondas. Tive que usar minha tigela, mais uma louça pra lavar depois. Dois minutos e os nuggets de peixe estavam finalmente quentes - e moles e despedaçados. E toda a minha louça estava suja (panela, frigideira, prato, tigela, garfo, faca). Pelo menos o almoço era só pra mim e ninguém testemunhou meu pequeno fracasso culinário, mas senti falta das habilidades de um Mark Darcy.
Help!
Comi e voltei para o quarto. Me inscrevi online para uma aula de inglês de uma hora semanal às quintas-feiras, para aprimorar a escrita, já que todas as disciplinas que vi até agora tinham trabalhos escritos como avaliação (e nenhuma prova). A aula era às 15h, então às 14h eu já estava me aprontando para voltar à universidade.

Na aula de inglês, muitos intercambistas e minha já conhecida amiga brasileira de Natal. A aula foi mais uma introdução sobre os tipos de tarefas escritas que poderemos ter que realizar durante o semestre.

Acabou a aula e eu e minha amiga corremos para a aula de Contemporary Storytelling em outro canto da universidade. Essa seria a segunda aula da disciplina naquela semana, mas não consegui ir na primeira porque era no mesmo horário da aula sobre poesia. E depois de entender do que se tratava, decidi definitivamente abandonar a aula de poesia por essa de agora.

A disciplina consiste no seguinte: na aula de segunda-feira, estudamos um escritor contemporâneo e seus estilos. Na aula de quinta, colocamos em prática escrevendo contos de improviso.

Basicamente o tipo de aula que eu sempre quis fazer e onde terei a oportunidade de explorar minha escrita em diferentes estilos e ainda sob pressão (habilidade que consegui desenvolver graças ao Jornalismo). A primeira semana foi sobre Raymond Carver, contista norte-americano que compartilhava da teoria do iceberg de Hemingway: em um conto, você tem que se preocupar em criar todo um universo de cenários, personagens e eventos, mas só pode expor uma pequena parte, a ponta do iceberg. Todo o resto tem que ficar submerso, e aquilo que não é mostrado na história é tão importante quanto o que é.


Um comentário:

  1. A necessidade vai te fazer crescer, Luiza! Eu também era um zero à esquerda na cozinha, mal sabia fritar um ovo. Mas quando morei longe da family, tive de aprender. Eu sugiro que vc visite alguns sites de culinária, tente seguir a receita direitinho e, com fé, vai conseguir elaborar seus primeiros pratos. Cozinhar é uma terapia, quando temos todos os ingredientes. Uma dica óbvia, mas que vale a pena dizer: nunca comece um prato sem verificar se vc tem tudo que irá precisar. Nada pode ser mais frustrante que começar uma receita e, lá pelas tantas, perceber que vc não tem manteiga ou o leite já está no fim. '-'

    Boa sorte e continue compartilhando suas experiências. =)

    Abraços!

    Paz e Luz!

    ResponderExcluir